quarta-feira, 28 de março de 2007

Igrejas em S. Tomé e Príncipe

x
Sendo que mais de 80% da população de S. Tomé e Príncipe é católica, facilmente se compreende a enorme quantidade de igrejas e capelas existentes por todo o País.

As primeiras que mostro são algumas das mais representativas na cidade de S. Tomé, depois em outras localidades de S. Tomé e, finalmente, no Príncipe.

Sé Catedral (S. Tomé)
Como facto curioso refira-se que as obras desta Catedral foram iniciadas em 1576 e terminadas em ... 1956!
Vista da entrada principal

Vista lateral

Altar principal

Interior

Um dos altares laterais


Igreja de N. Sra. da Conceição

Igreja do Bom Jesus (S. Tomé)


Igreja do Bom Despacho (S. Tomé)


Igreja em Pantufo (S. Tomé)

Capela na Roça Agostinho Neto (S. Tomé)

Capela em Ribeira Afonso (S. Tomé)


Igreja de Santana (S. Tomé)


Igreja em Trindade (S. Tomé)


Capela de S. Francisco Xavier - (Ilhéu das Rolas)



Igreja em Sto. António (Príncipe)

Capela na Roça Sundy (Príncipe)




Ir para o Índice .

Passeando pela cidade de S. Tomé - I

x Neste primeiro "Passeio" vou mostrar parte da cidade que fica junto ao mar. Em outro "Passeio" mostrarei o seu interior. Tomando a planta acima (edição da CST) iniciamos o passeio mostrando o Palácio dos Congressos visto da marginal em frente ao "Passante" (o Palácio situa-se na pequena baía do lado direito da planta)
De seguida, depois do "triângulo verde" (também do lado direito da planta), vemos o Hotel Miramar, um dos mais conhecidos e bem equipados da cidade e, logo de seguida, a sua esplanada - "O Passante" - local muito frequentado e onde "toda a gente" vem tomar um expresso (por sinal de uma conhecida marca portuguesa!)
Logo a seguir a esta esplanada situa-se a Embaixada de Portugal
Marginal, vendo-se à direita a pérgula sobre o mar e, ao longe, o já mostrado Palácio dos Congressos e o Casino (em construção) à esquerda.
A marginal, o mar e a praia em frente à nossa Embaixada. Em primeiro plano a pérgola e, ao fundo, quase não se vendo, o Monumento das Comemorações Henriquinas
O Monumento/Padrão acima referido
A seguir o Liceu Nacional, que fica junto ao Padrão
Um pouco mais à frente (na planta junto à palavra Oceano) está a Fortaleza de S. Sebastião (foto tirada durante a maré baixa) onde está instalado o Museu Nacional
O Porto e suas instalações (na planta fica no "bico" mais acima ) já na Baía de Ana ChavesOutra vista da Baía já a caminho do centro da cidade
Mais à frente o edifício da Companhia Santomense de Telecomunicações, onde estão também instalados os Correios Da marginal, vista para o Ilhéu das Cabras
Já muito próximo do centro um edifício público e, mais atrás, a CatedralO Palácio Presidencial
Quatro vistas, diurnas e quase nocturnas, do centro e da Praça da Independência
Praça da Independência - ao centro o Banco Central de STP e...
... do outro lado da Praça, o BISTP - Banco Internacional de S. Tomé e Príncipe
Na marginal, em frente à Feira do Ponto, fica este local de desembarque de peixe
Mais à frente, "já fora do mapa", este restaurante "em cima do mar" (na altura encerrado)
E ainda mais à frente esta vista. Sobre a estacaria um outro restaurante (penso que se chama "O Bigodes")
A terminar o passeio pela beira mar da cidade de S. Tomé, uma vista aérea da área residencial muito perto do aeroporto.


Ir para o Índice .

segunda-feira, 26 de março de 2007

As praias

Quer em S. Tomé, quer no Príncipe as praias são um dos principais atractivos turísticos. Face à sua localização geográfica, a temperatura da água é excelente e é habitualmente cristalina/transparente, o que aliado à beleza natural que normalmente as rodeia e ao facto de serem pouco frequentadas (se não for sábado ou domingo!) transmitem a sensação de se usufruir de uma praia deserta e de se estar próximo do paraíso.

Muito perto do centro da cidade de S. Tomé existem algumas praias que, não sendo das melhores, têm a vantagem de a elas se poder aceder com facilidade.

Destaca-se desde logo a praia junto ao Forte de S. Sebastião, conhecida como Praia da PM, muito frequentada pela miudagem antes ou depois das aulas (algumas vezes, por certo, "em vez das aulas"!)
A seguinte, a Praia de S. Gabriel, fica em frente a um restaurante com óptimos grelhados e com esplanada - o Pirata. A água é transparente, mas... cuidado com os ouriços! (eu que o diga!...). Em qualquer praia a que se vá é normal os miúdos despirem-se antes de ir para a água!
A foto abaixo mostra uma outra praia que se situa na marginal, em frente ao Hotel Miramar, praticamente só frequentada aos domingos (ao fundo, o Palácio dos Congressos).
A cerca de 20 km a Norte de S. Tomé fica a Praia das Conchas, situada numa pequena baía com pouco mais de 50 metros. Água cristalina e areia clara e limpa. Muito perto, bastando para isso passar por cima das rochas que as separam, temos acesso, a pé, a outras pequenas e belissimas praias!
Pouco mais a Norte fica a Praia Lagoa Azul, cujo nome vem da cor das suas águas - azul turquesa! Praticamente não tem areia, mas as suas águas são cristalinas.
Ainda a Norte fica a Praia do Governador, areal extenso, água limpida e um enquadramento paisagistico fantástico!Rumando a Sul da cidade de S. Tomé, em Ribeira Afonso, encontra-se esta magnifica praia.
E ainda um pouco mais a Sul esta de que mostro duas fotos (lamento, mas não sei o nome destas praias!).
Ainda mais a Sul, quase na ponta da Ilha de S. Tomé, fica a Praia Jalé, uma das mais bonitas e extensas da ilha. Água limpida, com tonalidade forte e areia clara e limpa. Muito perto há um pequeno empreendimento turistico (ecoturismo sobre a praia com 3 bungalows, para um máximo de 6 pessoas). Poderá ter-se a sorte de assistir à desova das tartarugas!
A Praia do Ilhéu das Rolas tem este aspecto:

As fotos que se seguem são da Ilha do Príncipe.
A primeira é uma vista aérea da Praia de Bom-Bom (maré vazia), seguida de uma outra vista, de perto, da mesma praia. Águas cristalinas, quentes (como são as de todas as praias mostradas) e areia clara e limpa!
Junto à cidade de Sto. António, a Praia Évora.
E para terminar, a Praia Banana, vista do miradouro da Roça Belo Monte.


Ir para o Índice .