quarta-feira, 23 de maio de 2007

Mercados e vendedores

x
Junto ao mar, debaixo deste arvoredo, juntam-se os pescadores (que nos seus barcos trazem o peixe recentemente pescado), as vendedoras (que aqui vêm buscar o peixe para o vender no mercado e/ou pelas ruas) e os compradores que aqui também vêm comprar directamente .Conforme o peixe vai chegando é lavado, escolhido e separado por qualidades...... exposto.
Daqui segue então para os mercados
Para além do peixe fresco encontra-se peixe seco/salgado (muito dele vem do Príncipe), ingrediente "obrigatório" em alguns pratos típicos de S. Tomé e PríncipeEsta é a entrada principal do Mercado Municipal de S. Tomé
Três fotos do interior do MercadoAspecto de uma banca de venda de fruta dentro do Mercado
As vendas tanto se fazem lá dentro, como à porta do Mercado ou mesmo, como mostrarei mais abaixo, numa área, relativamente grande, envolvente daquele.
Na área envolvente tudo se vende:
Legumes, frutas...
...camas e colchões...
...carvão...
... roupas.
Feitas as compras é necessário levá-las para casa. Ou se vai a pé, ou de motorizada, ou de táxi...
Afastado do centro, na parte alta de S. Tomé, junto à Central Eléctrica, ao lado do rio Água Grande, fica este mercado, onde se vende principalmente roupa/tecidos.
Nas ruas, principalmente perto das escolas, aparecem estes pequenos vendedores de bolos. Neste dia, por ser dia de festa, com bandeiras do País (do outro lado da bandeira... publicidade à cerveja Sagres!)


Ir para o Índice .

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Praças e jardins em S. Tomé

x
Começo por mostrar a Praça da UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Americo-Asiáticas) decorada com um conjunto interessante e original, composto por três esculturas em madeira. Terão mais de 2,5 metros de altura e cada uma é feita de uma só peça de madeira. Segue-se, mais abaixo, a foto de uma das esculturas.
Muito perto do Palácio Presidencial fica este jardim com o Monumento aos Descobridores
É no Jardim 1º de Maio que muita gente vem passear, pois para além de aqui existirem vários restaurantes (alguns muito modestos, mas muito populares), existem esplanadas, campo de jogos, mini-golfe, um pequeno lago e muita sombra.
Vista de uma das entradas (na rotunda onde está a Homenagem aos Heróis da Liberdade), vendo-se, dentro do Jardim, um avião ali "estacionado".
Nesta foto de satélite (Google) nota-se bem o avião acima referido, o campo de jogos, uma parte do lago e o arvoredo que em parte o cobre. No canto superior direito, fora do Jardim 1º de Maio, vê-se um pequeno rectângulo que corresponde a um pequeno jardim que, anteriormente à independência, se chamava Jardim Gago Coutinho e que actualmente, conforme a placa que se mostra a seguir passou a chamar-se "Jardim Ex-Gago Coutinho" (???!)
O Jardim Ex-Gago Coutinho Estátua do lendário Rei Amador que, em 1585, liderou uma revolta de escravos que exigiam a liberdade e se intitulou Rei dos Angolares.
Num jardim perto do porto aparece-nos esta original escultura
Junto ao Mercado o Jardim Pensamento com o seu fontanário... e patrocínio...
No meio da cidade, num jardim de que não sei o nome, surge-nos esta fonte encimada com uma delicada estátua.


Ir para o Índice .

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Manifestações artísticas em S. Tomé...

x
Começo por mostrar dois painéis de azulejos. O primeiro, de que fazem parte as duas primeiras fotos, que no seu conjunto representam um só painel, está no Liceu Nacional. O segundo está aplicado numa moradia junto à marginal, não muito longe do Liceu e da nossa Embaixada.
Cheia de força está esta pintura, que cobre parcialmente uma parede interior de uma repartição pública (Serviços de Saúde ?) e de que a seguir mostro dois pormenores.
Passando para a rua, eis as quatro faces da Homenagem aos Heróis da Liberdade
Junto ao mercado o mural de que mostro o enquadramento e o mural propriamente dito.

Uma saltada à Casa do Artesanato, com as árvores esculpidas pelos seus artesãos.
Esta a seguir foi esculpida pelo Sandro (que também aparece na foto) e que também pintou o quadro a seguir mostrado.
Interior da Casa do Artesanato
Mais dois locais onde se vende artesanato. O primeiro é a loja "Ossodo EcoSocial" instalada no edifício da Misericórdia. O segundo é a loja do posto de turismo.
Outro tipo de manifestação artística, são os quatro painéis pintados num edifício (marginal/Praça da Independência).
Bastante diferentes do que mostrei acima, muito expressivas, são as duas esculturas que se seguem.


Ir para o Índice .