quinta-feira, 7 de junho de 2007

Restauração em S. Tomé

x
Visitar S. Tomé e Príncipe "obriga" a provar as suas comidas típicas! Desde logo o peixe! Fresco, sempre muito fresco, cozinhado dos mais diversos modos (grelhado, frito, cozido, no forno,...) e com os diversos acompanhamentos (banana cozida e frita, matabala, fruta pão, ... uma vez por outra batatas fritas e muito raramente arroz ou batata!).
"Obrigatório" é também visitar duas "instituições" frequentadas por toda a gente em S. Tomé - "Café & Companhia" e a esplanada "O Passante".
Começo pelo Café & Companhia. Situado no centro da cidade, é um local muito simpático, com um bom serviço, acolhedor e onde somos sempre bem recebidos.
A porta de entrada, vista do lado de fora...
... e vista do lado de dentro.Aspecto geral do interior...A decoração a lembrar que estamos numa terra de café...
... e a "receita da casa" - o piloló atómico - bebida famosa do Café & Companhia que já correu mundo! Ver aqui notícia da BBC (escrita pela minha amiga Maimouna) acerca do piloló atómico!!! A outra "instituição" - O passante - situa-se na marginal, ao lado do Hotel Miramar e muito perto da Embaixada de Portugal. Lamentavelmente só tenho esta foto, que já está publicada em outro lugar deste blog. Publico-a novamente com a recomendação de lá irem tomar um café, comer um bolo ou beber uma cerveja bem gelada!
Por falar em cerveja... aqui fica a foto da Creola, a cerveja fabricada em S. Tomé
Quanto a restaurantes a possibilidade de escolha é muito grande, mas não tenho fotos da maior parte deles. Para além dos que mostro não esqueço o Al-Gharbe, o "restaurante da São" no Pantufo (de que não me lembro o nome), a Dona Tété (onde se come o melhor peixe de S. Tomé), o Bigodes, o Hortênsia, vários no Jardim 1º de Maio,...
Numa ponta da cidade, no Pantufo, este "barco" em seco, em fase de recuperação, será um "prolongamento" do acima referido "restaurante da São"
Mais perto do centro, junto à praia e com vista para a mesma, fica o "Pirata". Restaurante bem enquadrado, decorado e com boa confecção. Por vezes, no fim de semana e feriados, tem música ao vivo e muita animação.
No centro da cidade, "O Farol"
Também no centro da cidade, dentro do Jardim 1º de Maio, "a Grelha"...
... a CabanaAo lado do Cabana fica o restaurante da Dona Laurentina, de que mostro a seguir o interiorMas a Dona Laurentina, cozinheira com uma mão fantástica, não se limita a servir no interior do seu estabelecimento (habitualmente muito quente), serve também em mesas dispostas à sombra das árvores do Jardim, onde é muito mais agradável comer ...e beber!
Para que fiquem com apetite, deixo alguns dos bons pratos que comi durante a minha viagem.
Primeiro uma feijoada da terra (feijão com legumes e peixe), bem temperado, gostoso,... uma maravilha!
Peixe grelhado (andala) com feijão verde e matabala.
A terminar, um prato típico do Príncipe: Molho de fogo (confeccionado com peixe olho-grosso fumado e peixe voador salgado, maqueque, beringela e óleo de palma) acompanhado com banana pão cozida. De comer e lamber os beiços!


Ir para o Índice .

4 comentários:

Milene Cabral disse...

Olá, obrigada pelo teu blog e pela tua partilha. vou viajar em setembro e procuro mesmo dicas de restaurantes e locais p visitar! Achas que o melhor é alugar carro e passear pela ilha, sem problemas?
e a malaria, q prevenções?

Muito obrigada!
Milene Cabral ( milenecabral82@gmail.com)

Milene Cabral disse...

Olá!!
Muito obrigada pelas tuas dicas e partilha! Serão muito, muito úteis.
Vou a ST em Setembro e quero aproveitar o maximo que consiga. Achas que é seguro alugar um carro e percorrer a ilha, sem problemas?
em relação à Malaria, alguam recomendação?
Muito Obrigada
Milene Cabral

Hp disse...

O Pirata fechou... O café companhia, agora Xico's, foi aumentado, mas continua como sempre! A minha casa é em frete ao parque da cidade, o jardim desses maravilhosos petiscos!

Nuno1973 disse...

Boa noite,

vou a São Tomé no final de Julho de 2016. Vou com a minha mulher e filha de 2 anos e andamos à procura de sítios para ficar, para comer e para visitar e para isso o teu blog foi muito útil. Andamos à procura de pessoas que vivam em são tomé e que nos possam receber, por acaso não tens espaço para nos alojar? Vamos esstar aí de 30 de julho a 20 de agosto, obvio que não te pedimos que nos dês alojamento nestes dias todos, apenas aqueles que te apetecer, se te apetecer. Obrigado, Nuno Raposo.