x
A Ilha do Príncipe está situada a cerca de 140 km a Norte da Ilha de S. Tomé. Tem 142 quilómetros quadrados de superfície e constitui um autêntico parque natural virgem. Segundo estatísticas recentes a sua população total não chega aos dez mil habitantes, havendo publicações que apontam para pouco mais de seis mil habitantes! Desde 29 de Abril de 1996 que o Príncipe passou a ser uma Região Autónoma, cuja capital é a cidade de
Santo António, que é considerada
a mais pequena cidade do mundo!

Da Ilha de S. Tomé para a Ilha do Príncipe pode viajar-se de barco (cerca de 14 horas de viagem) ou de avião (cerca de 35 minutos de voo). A minha viagem foi efectuada num avião de fabrico brasileiro, um Embraer Bandeirante, de 15 lugares (foto abaixo).

Estrada que liga o aeroporto à cidade de Santo António

Esta rua não é no centro de Santo António (mas fica perto, como todos os locais da cidade!...) mas retrata bem o sossego da cidade, onde o verde da vegetação que a rodeia está sempre presente.

O porto: em primeiro plano um padrão, ao fundo o barco, a descarregar, chegado de madrugada.

Para além de ser uma cidade muito pequena (em área), Santo António é também uma cidade com edifícios pequenos (não me lembro de ter visto edifícios mais altos que rés do chão e um andar!).
Vista para a praça, tirada da varanda da Pensão Romar

A mesma Praça vista de um outro ângulo. Ao centro o padrão Comemorativo do Descobrimento da Ilha do Príncipe.

Ainda na mesma Praça, o Mercado do Peixe...

... a Pensão Romar...

...e o Clube de Video e Internet

Em S. Tomé e Príncipe os clubes portugueses são muito apreciados. Quer numa ilha, quer na outra, ao que me pareceu, a maior parte da população é adepta do Benfica, possuindo, no entanto, o Sporting e o F.C.Porto muitos adeptos. Os relatos e as transmissões televisivas dos jogos são seguidas com muito entusiasmo e às segundas feiras o futebol português é o tema das conversas! Abaixo as instalações do Sporting Clube do Príncipe.

Duas vistas da cidade junto à Ribeira de Frades


A Igreja de Santo António vista da Praça da Independência.

Diversas vistas dos edifícios que rodeiam a Praça da Independência.


Praça da Independência: à esquerda (edifício vermelho) o Palácio do Governo Regional e à direita (edifício com torre, já mostrado acima) a Assembleia Regional.

Interior da Assembleia Regional


Ainda na Praça da Independência o monumento a Marcelo da Veiga

Para terminar a visita a Santo António uma foto de um jogo de futebol de salão, jogado só por raparigas!

Ir para o
Índice .