segunda-feira, 30 de abril de 2007

Passeando pela cidade de S. Tomé - II

X
Este segundo passeio pela cidade de S. Tomé decorre pelo interior da mesma. A primeira imagem que mostro, que foi extraída do Google, é uma foto aérea da zona do mercado. Mostro-a fundamentalmente para que vejam a enorme quantidade de táxis existente na cidade - correspondem aos pequenos rectângulos amarelos (é a cor dos táxis) - seguindo-se duas fotos tiradas na mesma área, onde se confirma a enorme quantidade de táxis existentes!
Passeando pela parte central da cidade aqui ficam seis fotos que mostram bem o colorido e a arquitectura peculiar de S. Tomé.
Um pouco afastados de cento, prédios de habitação relativamente recentes
Esta é a Praça dos Heróis da Liberdade. Do lado direito, muito colorido, a "Homenagem aos Heróis da Liberdade" e, ao fundo, o Cinema Marcelo da Veiga. Naquele mesmo edifício funciona a Mediateca (foto que se mostra logo a seguir)Ainda na mesma Praça, o Arquivo Histórico de S. Tomé e Príncipe.
O Estádio Nacional 12 de Julho Numa das ruas centrais este edifício que é o mais alto do País.
Mais uma foto que mostra o sossego da cidade e o verde, sempre o verde, mesmo no centro da cidade junto à Catedral (no meio do gradeamento que se vê na foto corre o rio Água Grande que atravessa a cidade)
Um pouco acima e ladeando o rio a Central Eléctrica que abastece a cidade.
Edificio do PNUD (Nações Unidas)
Afastando-nos um pouco do centro, mas ainda na cidade de S. Tomé, o panorama muda bastante. Eis quatro fotos da parte mais pobre da cidade.

Uma das saídas da cidade de S. Tomé, a caminho de Santana.
A terminar este passeio, muito perto do Mercado, uma cena pouco frequente: um cruzamento com sinaleiro (por sinal uma sinaleira)!


Ir para o Índice .

13 comentários:

Luciana Alexandre disse...

lindo

Anónimo disse...

santo antonio é muito lindo

Anónimo disse...

A ilha prinçipe é maravilhosa ; brasil

Anónimo disse...

Fico contente de vêr a minha cidade natal, pois ja ha 36 anos que deixei o meu pais.
Vim para portugal e depois para a frança aonde vivo ha mais de 20 anos.
S. Tomé e Principe é uma maravilha da natureza.
Deixo aqui o meu carinhoso abraço para todos os que passarem por aqui.
Carlos Afonso
filho de José Loureiro e Maria Afonso.
Natural de S. Tomé, Trindade.

Conceição Carvalho disse...

AI QUE SAUDADES!!!! SAUDADES DA MINHA QUERIDA TERRA, DESSA FORMOSA E INESQUECÍVEL TERRA: S.TOMÉ E PRÍNCIPE, ONDE NASCI, CRESCI E VIVI OS MELHORES MOMENTOS DA MINHA EXISTÊNCIA.
BEM-HAJAM PELO MARAVILHOSO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DAS NOSSAS ILHAS.
LÁ ESTAVA A CASA DO AVÔ BEIRÃO. QUE SAUDADE DESSES BONS VELHOS TEMPOS! TÃO DISTANTES, MAS TÃO PRESENTES!
UM ABRAÇO
CONCEIÇÃO BEIRÃO CARVALHO

luis disse...

Uma terra onde estive em 2005, de um natural paradisíaco,de simplicidade e recepção calorosa, onde impera o estilo de vida:
"leve, leve".
Luís

A. Madeira disse...

Estive em São Tomé de Junho de 74 a Junho de 75 a cumprir o serviço militar. Que saudades desta terra! Adorei conhecer São Tomé! Vivo sempre na esperança voltar um dia.
Estas fotografias fazem-me recordar locais lindos que conheci.
Um abraço para todos que, amam esta terra!
A. Madeira

Luxa disse...

UIIIIII!
quase vi a minha CASINHA...
Fica perto da "CENTRAL ELÉCTRICA
O meu pai e a sua família era deveras conhecida - os OLIVEIRAS
(Administrador do Concelho)
Que saudades, adorei passar por este BLOG
MUITOS PARABÉNS

Anónimo disse...

Era muito bonito se os políticos, ou melhor, os governantes de S.Tomé e Príncipe preocupassem com a degradação dos imóveis em S.Tomé e Príncipe e transformassem em património nacional.São construções única e bonito para se ver. O país só tem a ganhar. Estas construções fazem parte da história desde que S.Tomé foi povoado até então.

Anónimo disse...

Que belas imagem ve da minha ,pois com saudades deste ar maravilhoso,desta beleza poderante..tenho vontade de esta de novo disfurtante de tudo de bom desta ilha verde,foi bom rever estas imagem belissímade são tomé..

Anónimo disse...

Que belas imagem ve da minha ,pois com saudades deste ar maravilhoso,desta beleza poderante..tenho vontade de esta de novo disfurtante de tudo de bom desta ilha verde,foi bom rever estas imagem belissímade são tomé..

militarprincipe disse...

Fiz serviço militar na CPM.3430 de 1971 a 1973 e trabalhei na Casa Inglesa.
Em 2006 fui de férias. Estive no Ilheu das Rolas e no Hotel Miramar e aconselho a todos a visitar esta maravilhosa ilha.
Brevemente voltarei.
Parabéns pelo Blog.

Anónimo disse...

Nasci em São Tomé em 1972, após o 25 de Abril a minha família veio para Portugal, de onde o meu pai era natural. Em Março, finalmente, vou visitar a minha terra, onde tenho alguma família do lado da minha mãe.
Possivelmente muita gente que visita esta página conhece/conheceu o meu pai e o meu avô, Manuel Correia ( conhecido como o Leão ) e Sebastião Correia ( conhecido como Barbas ).
Vou com as minhas máquinas fotográficas e vídeo e levo um disco rígido para ir descarregando os muitos gigas de fotos e vídeos que espero fazer, e depois, partilharei.
Apesar de ter vindo de São Tomé com 2 anos de idade, emociono-me quando falo da minha terra a qualquer pessoa. O verdadeiro paraíso na terra.
Bruno Correia