Esta é uma fruta tão diferente, tão bonita, tão exótica, tão fotogénica, tão... que merece ser mostrada em separado dos restantes frutos.

Considerada por muitos como a mais saborosa das frutas tropicais (confirmo, é muito boa... mas gostos não se discutem!), as duas únicas árvores existentes em S. Tomé estão na Roça Bombaim (está a ser tentada a sua plantação em outros locais, mas as exigências quanto ao clima (bastante quente e humido) e o curto período de viabilidade das suas sementes, não têm permitido a sua dispersão).


Originária da Malásia (onde é considerada a rainha das frutas!) a árvore do mangustão chega a atingir 20 metros de altura, tem folhas inteiras ovaladas de cor avermelhada quando novas e verde oliva a verde claro quando adultas. Os frutos são arredondados e o seu interior contém polpa em forma de gomos brancos, facilmente destacáveis, podendo conter ou não uma semente em cada gomo. 



Aberto o mangustão, conhecido também por mangostão, mangistin, mangostán (espanhol), manggis (inglês), a parte exterior, dura, parece uma caixa de jóias que se ajusta ao seu conteúdo.
Ir para o Índice.
16 comentários:
Sem duvida um fruto muito fotogénico! Desconhecia-o, mas depois de aqui o ver já fui procurá-lo no Google! Parabéns, o blog está muito interessante. Vou continuar a visitá-lo. Fico portanto a aguardar novas postagens.
Papaia
É realmente um fruto especalmente delicioso, tive o prazer de o provar vindo exprssamente de Timor trazido por um amigo. Gostava imenso de saber como se produz e se é possivel existir em Portugal e quando se semeia pois guardei as sementes do que comi.M. L.
É um fruto bastante exótico mas muito,muito mesmo, saboroso.Dá gosto prová-lo e não dá vontade de parar de come-lo.
Informoque, do mesmo modo com que Malásios e outros povos vieram ao Brasil,de onde levaram sementes e udas de muitas espe´cies,aqui também se tem árvores de mangustão em plena produção. No PARÁ é onde mais já se as encontra.
As tais árvores lembram uma chamda bacuri que também tem um fruto semelhante e muito saboroso.
è vir ao barsil e " pagar pra ver" como em um jogo de Poker.Vale a pena!
Ao que parece, trata-se de um fruto com propriedades incriveis, enquanto antioxidante. Para além de se comer, existe muito recentemente em Portugal sob a forma de suco,embalado na Alemanha, e que garante, de acordo com indicações de investigadores, uma influência regeneradora extraordinária no organismo, dada a presença de multiplos elementos anti-oxidantes neste fruto. A recomendação anda nos 20 - 25ml (1 cálice pequeno) por dia, em jejum.
Para mais pormenores, contacte-me: hhmart@sapo.pt
De fato é uma fruta espetacular. Realmente precisa de clima quente e quanto a umidade pode-se irrigar. Tenho duas arvoretas crescendo no meu quintal e estão indo muito bem, creio que daqui há uns 3anos frutificam. Quanto as regiões produtoras no Brasil o sul da Bahia, mais precisamente o município de Una produz frutos de melhor qualidade que as regiões do Pará onde chove com excesso e prejudicam os frutos causa estouro da casca do fruto. As sementes são recalcitrantes e têm que ser plantadas imediatamente após retiradas dos frutos além disso tem-se que retirar descascar cuidadosamente as sementes para que germinem rápido ( 10 à 15 dias )Por ser uma planta ultra tropical nenhum país da europa conseguirá produzir tais frutos pois a árvore morre com temperaturas abaixo de 10 graus.
gostaria de saber se há possibilidade de conseguir mudas enxertadas da fruta! obrigada
Para além de fotogénico, delicioso, exótico... é realmente um fruto que segundo li contém xantonas, as quais têm propriedades antioxidantes e que podem contribuir em muito para a nossa saúde e bem estar!
Já é comercializado em Portugal sob a forma de sumo.
grcarlosgr@gmail.com
EU COMI UMAS FRUTAS QUE MEU NAMORADO TROUXE DO PARÁ, E GOSTEI MUITO DO SEU SABOR. E REALMENTE DELICIOSO VALE A PENA EXPERIMENTAR.
Sem dúvida ele é um fruto lindo de se ver e maravilhoso de se saborear; Gostaria que vocês acrescentassem no blog a foto da árvore que tem a capacidade de produzir fruto tão magnífico!
Rosângela Silva
Ilhéus/Ba - Brasil
Por dentro parece um bacuri.
È um fruto possível de se encontrar em Belém do Pará pois alguns japoneses tem uma plantação do fruto no interior do estado.Parece que se adapta ao enfervecente e exótico clima da sagrada região norte do Brasil.
Sem dúvida o fruto ESTUPENDO!!!!
Depois de ver este blog, fui procurar mais e encontrei um blog que contem alguma informação extra, não sabia que tinha tantos benefícios esta fruta! Fantástico mesmo
http://beneficiosmangostao.blogspot.com
Continua a escrever
ENGRAÇADO!
VIVE LÁ TANTOS ANOS E DESCONHEÇO POR COMPLETO ESSE FRUTO
QUE PENA...
SEI QUE TINHA NO QUINTAL UM, NÃO ME LEMBRO DO NOME, QUE ERA ASIÁTICO MAS ESSE ERA TODO CASTANHO E PEQUENO - TIPO KIWI
PLANTAÇÃO DO PAI NO QUINTAL ASSIM COMO UMA ÁRVORE NO BAIRRO SALAZAR QUE NUMA ÉPOCA DO ANO FICAVA CARREGADA DE FLORES CÔR DE ROSA POR SINAL MUITO APRECIADA E ÁRVORE ESSA QUE FOI LEVADA DE TIMOR PELO PAI
Boa noite espectacular blog , adorei mesmo muito, penso que poderiamos tornar-nos blog palls :) lol!
Aparte de piadas o meu nome é Paulo, e como tu escrevo na internet embora o tema do meu espaço é muito distinto deste....
Eu desenvolvo websites de poker sobre poker gratis sem arriscares o teu cash......
Gostei muito aquilo vi escrito nesta 2a visita
Virei aqui mais vezes
Ps:Peço desculpa pelo meu portugues ruim
São Tomé e Príncipe, apesar de pequeno é um país com uma grande variedade de fauna e flora. Isso dá origem, naturalmente, a um conjunto variado de sabores gastronómicos.
Para os que quiserem ter um cheirinho dos deliciosos pratos de São Tomé e Príncipe (o País do "Na Roça com os Tachos"), pode espreitar a secção desse país no site www.lusosabores.com
Enviar um comentário