terça-feira, 20 de Março de 2007

O café e o cacau

vvvv
O café e o cacau foram durante muitos anos a base da economia de S. Tomé e Príncipe. A qualidade de um e outro é bem conhecida: são "simplesmente" considerados mundialmente como dos melhores!
De referir que há cem anos atrás S. Tomé e Príncipe chegou a ser o primeiro produtor mundial de cacau, produzindo actualmente cerca de 4 500 ton. por ano!


CAFÉ

Flor

Fruto


CACAU

Flor

Flor e fruto
Note-se que as flores e os frutos "brotam" directamente do tronco!


Frutos em diversas fases de maturação

Fruto maduro

Mãos experientes abrem o fruto a meio

A polpa branca à volta das sementes/bagos/amêndoas é comestivel e de gosto muito agradavel.

Aberto o fruto os "bagos" brancos ou amêndoas são postos a fermentar (chegam a atingir os 500º C!). Após a fermentação a amêndoa é seca e fica com o aspecto que abaixo se mostra. Estas amêndoas assemelham-se a pinhões (com casca muito menos dura) e dentro delas está a matéria prima de que se faz o chocolate (nibs).


Ir para o Índice .

7 comentários:

JJulio disse...

Oii!
Não conhecia o fruto do cacau. A polpa parece quáse a da jaca. Tou certo?
Abço

palmer disse...

olha meu caro jjulio.tu falas-te mal o cacau não é nada parecido com jaca ....!!

Anónimo disse...

eu gostaria de saber se é possivel me fornecer todo o tipo de informação existem sobre o cafe de s.tomé e principe que possa ter disponivel.. Abraços Jair Ten Jua.

Malay disse...

O meu irmão nasceu em S. Tomé faz 50 anos. Amigos foram lá, recentemente, e trouxeram fotografias. Ainda não as vi. Ao encontrar este "blog" fiquei encantada pela forma bem organizada e fundamentada como está feito. Parabéns. Está extremamente didático. Com a devida referência, permitirme-ei utilizar alguma desta informação para o meu próprio trabalho. Quanto a mim, ao colcarmos algo na Internet e disponibilizá-lo para outros estamos a partilhar e é esse o encanto da partilha on-line. As coisas circulam e não ficam fechadas em cadernos ou albuns.

Thays disse...

Olha to doidinha pra comer o cacau!!!
bjooksss,
Thays

Lunes disse...

Vou esta noite para S. Tomé. Parabéns pelo blog, darei notícias quando chegar.
Um abraço,
Ricardo Rosário

Anónimo disse...

ola nasci de s.tome e vim de lá com 12 anos e nunca mais voltei,com muita pena minha.tenho muitas saudades de tudo,por incrivel que pareça recordo-me muito de muitas coisas e pessoas.o meu"pai"é um daqueles portugueses que la viveram fizeram os filhos e os abandonou.gostava de um dia o encontrar se alguem o conhecer...
jose Augusto Pinheiro e tambem sei que mora no norte.
helena-lisboa