segunda-feira, 26 de março de 2007

As praias

Quer em S. Tomé, quer no Príncipe as praias são um dos principais atractivos turísticos. Face à sua localização geográfica, a temperatura da água é excelente e é habitualmente cristalina/transparente, o que aliado à beleza natural que normalmente as rodeia e ao facto de serem pouco frequentadas (se não for sábado ou domingo!) transmitem a sensação de se usufruir de uma praia deserta e de se estar próximo do paraíso.

Muito perto do centro da cidade de S. Tomé existem algumas praias que, não sendo das melhores, têm a vantagem de a elas se poder aceder com facilidade.

Destaca-se desde logo a praia junto ao Forte de S. Sebastião, conhecida como Praia da PM, muito frequentada pela miudagem antes ou depois das aulas (algumas vezes, por certo, "em vez das aulas"!)
A seguinte, a Praia de S. Gabriel, fica em frente a um restaurante com óptimos grelhados e com esplanada - o Pirata. A água é transparente, mas... cuidado com os ouriços! (eu que o diga!...). Em qualquer praia a que se vá é normal os miúdos despirem-se antes de ir para a água!
A foto abaixo mostra uma outra praia que se situa na marginal, em frente ao Hotel Miramar, praticamente só frequentada aos domingos (ao fundo, o Palácio dos Congressos).
A cerca de 20 km a Norte de S. Tomé fica a Praia das Conchas, situada numa pequena baía com pouco mais de 50 metros. Água cristalina e areia clara e limpa. Muito perto, bastando para isso passar por cima das rochas que as separam, temos acesso, a pé, a outras pequenas e belissimas praias!
Pouco mais a Norte fica a Praia Lagoa Azul, cujo nome vem da cor das suas águas - azul turquesa! Praticamente não tem areia, mas as suas águas são cristalinas.
Ainda a Norte fica a Praia do Governador, areal extenso, água limpida e um enquadramento paisagistico fantástico!Rumando a Sul da cidade de S. Tomé, em Ribeira Afonso, encontra-se esta magnifica praia.
E ainda um pouco mais a Sul esta de que mostro duas fotos (lamento, mas não sei o nome destas praias!).
Ainda mais a Sul, quase na ponta da Ilha de S. Tomé, fica a Praia Jalé, uma das mais bonitas e extensas da ilha. Água limpida, com tonalidade forte e areia clara e limpa. Muito perto há um pequeno empreendimento turistico (ecoturismo sobre a praia com 3 bungalows, para um máximo de 6 pessoas). Poderá ter-se a sorte de assistir à desova das tartarugas!
A Praia do Ilhéu das Rolas tem este aspecto:

As fotos que se seguem são da Ilha do Príncipe.
A primeira é uma vista aérea da Praia de Bom-Bom (maré vazia), seguida de uma outra vista, de perto, da mesma praia. Águas cristalinas, quentes (como são as de todas as praias mostradas) e areia clara e limpa!
Junto à cidade de Sto. António, a Praia Évora.
E para terminar, a Praia Banana, vista do miradouro da Roça Belo Monte.


Ir para o Índice .

24 comentários:

Anónimo disse...

Maravilhosas as fotos do seu blog sobre São Tomé e Príncipe. Obrigado por me proporcionar este passeio!

Anónimo disse...

olá eu chamo-me celso e esta praia são linda muito que prometi maravilha kem ve dar de falar...esta nós stp..

palmer disse...

olá

Bidoso disse...

Essa praia de que não sabe o nome a sul de Ribeira Afonso penso que seja a Praia de Micondo.

Anónimo disse...

Gostei muito das fotos, sobretudo das da ilha do Principe. Gostaria imenso de visitar, ambas as ilhas. Só conheço Santiago em Cabo Verde. fui em trabalho, mas deu para apanhar um bronze, África é África.
Gostava de trabalhar na minha área jurídica em S. Tomé e Principe.

Anónimo disse...

Olá,
S. Tomé é maravilhoso, tenho imensa vontade de visitar, como sou single gostaria de convidar alguém do sexo feminino que estivesse na disposição de dividir as despesas e que goste de viajar e apreciar a natureza. Sou do sexo masculino e aqui está o meu email apescada@netvisao.pt

Maria Helena Cardoso disse...

Olá,
Sou a Maria Helena, vou para S Tomé e Principe no dia 8 de Maio, com uma imensa curiosidade de conhecer aquele pequeno canto do Mundo!
As suas fotos conseguiram fazer-me pensar que não me vou arrepender de ter escolhido S. Tomé como destino de férias!

The Fifth Element disse...

Caríssimo,

A minha vontade de ir a S. Tomé já era imensa. Depois de ver as belezas com as que nos presenteia, não posso mesmo deixar de ir ao encontro do que a 3ª Geração atrás da minha mulher nos deixou como legado.
Maravilhosas Fotos, mas os cenários contribuem imenso para a qualidade das mesmas.

Obrigadão,

PakitoJazz.Costa

Perez disse...

olá boa tarde este verao quero ir a Sao Tome e Principe mas nao tenho ninhum tipo de infirmaçao, estou bastante perdida,gustaria que alguem me informara de cuanto custa comer, como moverme pela ilha, etc.. Em Espanha nao sabem nem onde estao.
Obrigada

Perez disse...

olá me esqueci de dar o meu email é o siguinte gjmaxman@hotmail.com.
obrigada

P.D. Pesso perdao pelo meu nefasto portugues.

Unknown disse...

Ola sou a Lucy e adorei as fotos de S.Tome penso la ir um dia.Obrigado por esta maravilha que nos proporciona.

Patrícia disse...

Adorei as fotos é realmente um país muito lindo e gostei muito do seu blog está sendo muito util pra mim, pois preciso de fotos e informações para um trabalho da escola e encontrei coisas maravilhosas aqui muito obrigada.
Bjoos
*_*

Unknown disse...

Um obrigada muito grande...conseguiu levar-me em viagem...e se viajei!!
Foi muito útil consultar o seu blog...estou escrevendo um romance que tem algumas e lindas passagens por S.Tomé e não poderia ter melhor ajuda.
Um grande bem haja!!

Unknown disse...

Está tudo muito bem esplanado, diria quase perfeito mas, e porque há sempre um mas, falta-lhe alguns pormenores para ficar quase completo. Refiro-me às lindas praias, situação geográfica...nascente/ poente da Ilha e distância da capital. Sei que existe restos do que foi em tempos uma via circulatória que nos deixava dar a volta à ilha através de viatura, penso que já foi ( anos 60 ) transitável, pese embora hoje as condições serem muito, muito más, regrediu infelizmente. Justificáva-se mais trabalho por parte do Governo de S. Tomé, considerado o país africano com a maior ajuda financeira até ao momento, era bom que se fizesse algo para que disfrutássemos tão grande beleza...acessibilidades é o que mais falta faz.
Continue

Mab disse...

Foi em 2003 que conheci pela 1ª vez STP, fiquei logo "apaixonada" pela sua beleza, todo aquele verde (57 tons diz-me um amigo!), as suas praias magníficas, o "seu cheiro". Sem dúvida um destino a recomendar a todos os que apreciam a natureza.
Tenho que voltar para conhecer a Ilha do Príncipe.

Anónimo disse...

Olá eu sou Luís Fernandes e nasci em S. Tomé e praia fantástica que não sabe o nome é a praia das sete ondas. Abraços e oiçam Cesária Evora Sodade que fala precisamente de S. Tomé

Anónimo disse...

Gostei muito das fotos das praias, não conheço São Tomé e Principe, estou progamando para fereas de dezembro-2010 uma vista de 15 dias com a minha familia a estas maravilhas que vi nas fotos

13/06/2010- domingo
Carlos.

-Mariisa disse...

Olá. Eu chamo-me Marisa e tenho 14 anos. São Tomé e Príncipe é a minha viagem de sonho. Tenciono ir viver para lá quando acabar os estudos, ainda falta alguns anos, mas este sonho nunca vai desaparecer. Quando acabar o 12º ano, nas férias de verão terei 18 anos e irei com o meu namorado passar lá as férias de verão, pois o sonho dele também é ir viver para lá, vamos tirar o mesmo curso, psicologia, vamos acabar no mesmo ano, portanto quando acabarmos vamos para lá viver. Entretanto, vamos passando férias (:
Gostei bastante do blog, vou lá basicamente pelas praias maravilhosas, pelas pessoas tão simpáticas e afáveis e pela cultura daquele país, que é simplesmente maravilhosa *.* Obrigada por partilhar todo este mundo de fantasia e este paraíso (:

JOÃO MELO SERENO disse...

Gostei muito do seu "trabalho".Em relação a duas praias que não sabe o nome e que alguns a migos classificaram como sendo praia de MICONDO ...nenhuma corresponde a verdade ja que a primeira com casa é o "PLANO" EM AGUA IZÉ e asegunda é mesmo ao lado do PLANO e chama se PRAIA REI em AGUA IZÉ.Tenho a certeza pois vivi la toda a minha infancia.Aproveito para informar que o "PLANO"é um pequeno lugar habitado por antigos marinheiros dos batelões que carregavam o cacau de AGUA IZÉ para os navios que paravam ao largo em frente a cidade de S.TOMÉ.Hoje não existem mais esses batelões e os locais dedicam se principalmente a pesca.

Maria disse...

Olá, adorei as fotos e comentários sobre S. Tomé e do Ilhéu das Rolas!

Estou a pensa ir lá muito proximamente!

Gostaria de trocar algumas informações, se possível!

Anónimo disse...

Olá!
Gostei muito das imagens e das dicas que aqui foram deixadas.
Espero ir brevemente conhecer este paraíso onde ainda se fala Português, provar o maravilhoso chocolate, fazer o curso de mergulho, fazer umas fotos lindas das espécies que lá existem, e conhecer essa gente maravilhosa que tanto falam...pena não terem o regime "tudo incluido", no hotel Pestana.Até breve!

Anónimo disse...

Alguém sabe se as praias de São Tomé e Princípe são boas para o surf? Quais?

Anónimo disse...

Sim, sao tomé tem ondas fantasticas pode confiar

Anónimo disse...

As imagens que vi de S. Tomé me fez lembrar Saint Martin, adorava ir para a ilha do Príncipe para trabalhar, tenho 57 anos, sou Funcionária Pública, Trabalho na Secretaria de uma Escola e queria muito mudar o meu ritmo de vida, pois Portugal para uma pessoa cansa e eu gosto de mudar a minha vida pois perdi um dos meus filhos com 32 anos e preciso de mudar um pouco de clima e de pessoas.