quarta-feira, 21 de março de 2007

Frutos

x
A variedade de frutos é muito grande em S. Tomé e Príncipe. Os que aqui são mostrados são uma parte do que se pode encontrar, tudo dependendo da época e do local que visitemos.
Inicia-se esta mostra por um fruto que faz parte do dia a dia de todo o santomense: a
Fruta pão Esta é a árvore da fruta pão ou fruteira, vive até cerca de 80 anos e pode atingir 25 a 30 metros de altura. Árvore frondosa, com folhas grandes, recortadas e de cor verde escuro.
Os frutos são globosos, têm entre 20 e 25 cm de diâmetro e 1 a 3 quilos de peso.
Fruta pão à venda no Mercado de S. Tomé. Ao fundo bananas, fruto também muito importante na alimentação santomense.
Depois de cozida, assada no forno ou nas brasas, a fruta pão (à direita, à frente) é servida às fatias e acompanha as refeições substituindo as batatas ou o arroz. O mesmo pode fazer-se com as bananas (ao fundo).
Banana
Comida verde, madura, crua, frita, cozida, seca, assada no forno,... a banana é muito importante na alimentação. Em cima: cacho de bananas, ainda com o que resta da flor.
Mostro a seguir uma fruta bastante exótica: a Jaca
A jaqueira, a árvore que dá jacas, tem uma copa piramidal e densa, chega a atingir os 20 metros de altura e o seu tronco, robusto, 30 a 60 centímetros de diâmetro.
A jaca é um fruto de forma ovalada que nasce directamente do tronco e dos galhos mais grossos e chega a pesar até 10 kg e medir até 40 cm de comprimento.
A parte comestível são os frutículos (normalmente ultrapassam a centena) encontrados no interior da jaca. Estes nada mais são do que o desenvolvimento dos ovários das flores, constituindo os “bagos”, de cor amarelada, têm consistência um pouco endurecida e estão envoltos por uma camada grudenta (há por isso necessidade de lhes tirar o caroço e de os lavar em água corrente), sabor doce e cheiro forte e característico. Óptimo como sobremesa!...
Goiaba (também conhecida por pêra goiaba) Goiabas ainda verdes. Manga
Mangueira carregadinha de mangas que, tal como as goiabas, também ainda estão verdes.
Maqueque
Fruto (?) com um aspecto semelhante ao tomate, mas cor de laranja e mais duro. Muito bom em guisados. Cozinhado fica com uma consistência semelhante à da beringela. Matabala
Esta é a planta da matabala. É um tubérculo, mais duro que a batata e usada como substituto desta, parecido com a batata doce, mas um pouco maior. A mim parece-me um inhame como os que conheço nos Açores. É usado cozido, frito ou em puré.
Papaia
Acima uma papaeira fêmea carregada de frutos (o fruto é também conhecido por mamão). A seguir uma papaeira macho (para que a papaeira frutifique é necessário que nas proximidades exista uma papaeira macho, normalmente num quintal basta haver um)
Sape-sape
A árvore pode atingir 15 m de altura. As folhas, alternas, são perenes e de cor verde-escura. O fruto é cordiforme e coberto de saliências espinhosas, com um diâmetro de 10-12cm. Exteriormente a cor vai do amarelo-esverdeado ao vermelho quando o fruto está madura. A sua polpa é branca de sabor adocicado. Bom para sumo!
Nesta foto, tirada no mercado de S. Tomé, vê-se em primeiro plano uma papaia, seguindo-se um sape-sape e, ao fundo, uma jaca aberta.
Pimenta
Na foto acima, tirada no mercado de S. Tomé, vêem-se diversos tipos de piripiri (verde, vermelho e seco) e, em primeiro plano, grãos de pimenta.
Safu
Fruto "diferente", o safu (conhecido por mubafo em Angola) tem um grande caroço revestido por uma fina camada comestível (de cor "verde abacate") e casca violeta/roxo. É comido cozido ou assado, como sobremesa, molhado em vinho e açúcar. Antes de amadurecer o safu, que cresce em grupos compactos, tinge a árvore de um roxo "alilazado".Nota: existe a crença que quem come safu volta a S. Tomé!... será por isso que voltei em 2010?!!!...
Baunilha Amêndoa
Árvore que decora e dá sombra em muitas ruas de S. Tomé. Acima foto do fruto que a miudagem roi quando ainda verde.
Coco Fotos tiradas em Sto. António (Ilha do Príncipe) num jardim. Fruto do imbondeiro
Este fruto é também conhecido por múcua ou mukua. Aberto o fruto encontramos uma massa comestível, branca, "seca", com travo ácido e um emaranhado de fibras que envolvem as sementes.
Ir para o Índice .

28 comentários:

Unknown disse...

isto está a ficar bom.

Anónimo disse...

De referir que quanto as bananas em São Tomé ..há uma especie que considero fabulosa.. é a banana - maça.. e designa se assim exactamente porque apesar de ser banana sabe a maça...incrivel o poder da natureza ;)

Anónimo disse...

parece que me esqueci de assinar o comment ..
vera barbosa

Anónimo disse...

Em S. Tomé existem várias espécies de bananas, banana-pão, banana-ouro, banana-prata,banana-anã e a já referida banana maçã.

Anónimo disse...

Sou de S. Tomé e não há nada melhor do que aqueles frutos todos principalmente jaca e safu:):):):)

Anónimo disse...

nao vi nada relacionado com fauna na ilha , gostava de a visitar um dia e caso disso invistir na mesma
a.rua

lita disse...

Sem dúvida que todos estes frutos são uma delícia! A acrescentar a outros que não foram aqui referidos ...

Lita

Anónimo disse...

gostei de rever o meu país através das fotos...adorei mesmo..me trouxe mais saudades..estou fora a cerca de 6 anos e espero la ir este ano para ver tudo ao vivo!obrigado!oswaldo

Anónimo disse...

Sem duvida que estes frutos são uma delicia porque sou santomense e já provei nem todos mas alguns destes frutos como por exemplo: a jaca.

Anónimo disse...

Sempre que posso pesquiso o meu país,para matar a saudades,e é muito agradavel principalmente para uma pessoa como eu que estou auzente a muitos anos.Apenas sugiro que falta ainda muitas frutas tais como: cajamanga,maracujá,ananás,untué,pêssego,cana,tamarina,comuchama,carambola e as variedades de banana que exeste por ai,são as que mi lembro.Obrigada.

Vasco Leiria disse...

Estive em S. Tomé nos finais dos anos 40 é um país maravilhoso comi safu e ainda não voltei lá. Peço a um santomense que indique onde poderei encontrar safu aqui em Lisboa ficaria muito grato. Tenho muitas saudades daquela Ilha onde passei a minha infancia.

metRo_ disse...

Não sou grande apreciador de fruta mas lá consegui comer papaia e cá não como.

Outra coisa que é muito bom é fruta-pão frita as rodelas, se houvesse em Portugal deixava de comer batatas fritas :p Assim como embora não seja um fruto mas um tubérculo que também é muito bom frito é a Mata-Bala.

AnaCasimira disse...

Irei em Março,para realisar um sonho,que é conhecer esse pais,depois direi o que mais gostei.

Anónimo disse...

Ja' comi varias vezes estes frutos, na minha infancia,oH! que saudades, so' quero fazer uma ressalva que o safu (conhecido por mubafo em Angola) tambem no Centro e sul de Angola e' conhecido por Loengos.

Unknown disse...

YO TAMBIEN HE COMIDO SAFU Y SERIA
UNA GRAN SATISFACION VOLVER A PROBARLO.
ME GUSTARIA SABER LA MANERA DE PODER CONSEGUIRLO (COMPRARLO) AUNQUE FUERA UNA MODESTA CANTIDAD.
BIEN DESDE PORTUGAL O DIRECTAMENTE DESDE S. TOME E PRINCIPE.
RESIDO EN ESPAÑA Y MI DIRECCION DE CORREO ES
basupu@gmail.com

JÂNJA disse...

ADOREI, SUAS FOTOS DE FRUTOS SÃO INCRIVEL, ACHEI QUE CONHECIA TODOS, MAIS VEJO QUE NÃO, FUI PARA BAHIA 2 VEZES CHEGUEI MORAR LÁ E SOU VICIADA NAS FRUTAS RICAS EM VITAMINAS A ÁGUA DE COCO E UM ENERGETICO. JÃNJA VARGAS

JÂNJA disse...

FRUTOS E MELHOR QUE ALMOÇO E JANTA.

Anónimo disse...

a melhor coisa du mundo é ao levantar saber que temos as frutas toda ao nosso despor,uma melhor que a outra, uma mais gostosa que a outra em que podemos escolher nem sabemos como dessedir

Ana Cavaleiro disse...

Nascida nessa terra, tenho o sonho de lá voltar um dia.... espero que breve... fantástico este seu documentário... as frutas ainda me lembro do seu sabor...as à uma que não aparece a cola branca ou rosa que era para mascar, sabor esse indescritível... quero lá voltar e muito breve gostava que me relembrasse a melhor época pois as praias são imprescindíveis se puder de-me umas dicas...
ana.isabel.cavaleiro@gmail.com
Parabéns pelo seu trabalho vê-se que ficou apaixonado por aquela ilha ali perdida no equador....

A. Sereno disse...

Bom dia:
Adorei, pois estive naquela Ilha durante muitos anos na minha infância e adolescência e continuo a ir lá práticamente todos os anos matar saudades. Conheço todos os frutos aqui apresentados e muitos outros já referidos num ou dois comentários.
Relativamente ao fruto do castanheiro que refer como amêndoa também é conhecida pelo nome de «xipuria» ou «caroço» e é roido a parte exterior quando está maduro e a parte interior(o verdadeiro caroço) é aberto (Partido com uma pedra) e no seu interior existe uma amêndoa muito saborosa.
Parabéns e continue a divulgar aquelas lindas Ilhas.

Unknown disse...

Partículas de oxigênio dum Paraíso que sempre mexe com cada molécula do meu DNA

Em fim, Memórias dum Povo Ilhéu
Nostalgias, Gotas de Lagrimas, Quedas D'Agua, Vento do Tropico, Andalas de de Coqueiros que varrem o Ceu Azul, Floras que pintam de Verde Montanhas que emergem do fundo do leito oceanico, Virgens Ilhas

(Do Éden perdido Ao STP redescoberto)

Anónimo disse...

Amei estar na Ilha, e comi alguns desses frutos.

Paulo RDF disse...

Matabala = Inhame e Sape-Sape = Graviola, aqui no Brasil. Há algumas espécies desconhecidas.

Anónimo disse...

Adorei a Ilha, as suas gentes, os seu frutos e comi Safu, vamos ver se volto...


Lurdes Branco

Patrícia disse...

Vasco Leiria,

Encontra safu e jaca na Amadora, na loja A Teia, Av. 11 de Setembro de 1979, nº 16 - B

Boa terça-feira.

Fernanda Botelho disse...

Que bom saber que posso encontar esses frutos maravilhosos aqui tão perto de mim. Cheguei à duas semanas dessas ilhas maravilhosas. Comi mata-bala, fruta-pão, jaca, sape.sape, papaia, mangostão, carambola, cajamanga, caroço,cana-de-açucar e como também comi safu espero voltar ainda este ano.

Fernanda Botelho disse...

Que bom saber que posso encontar esses frutos maravilhosos aqui tão perto de mim. Cheguei à duas semanas dessas ilhas maravilhosas. Comi mata-bala, fruta-pão, jaca, sape.sape, papaia, mangostão, carambola, cajamanga, caroço,cana-de-açucar e como também comi safu espero voltar ainda este ano.

Maria disse...

No Cartaxo aos sábados no mercado municipal (praça) está um sr a vender estes produtos já comprei mata bala e outro que não sei o nome mas sabe a pepino.