segunda-feira, 26 de março de 2007

Ida ao Ilhéu das Rolas

x
Esta ida ao Ilhéu só foi possivel com a boa vontade e disponibilidade da Céu e do Eduardo, obrigado aos dois!

Alguém me disse um dia: "Ir a S. Tomé e não ir ao Ilhéu das Rolas é como ir a Roma e não ver o Papa!" Já fui a Roma e não vi o Papa, mas em S. Tomé fui ao Ilhéu das Rolas!
Este Ilhéu, que tem a particularidade de ser atravessado pela linha do Equador, situa-se a Sul da Ilha de S. Tomé.

A viagem só se pode fazer com segurança recorrendo a uma viatura 4x4. Para além dos buracos há que ter em conta que a estrada é estreita e que algumas pontes estão intransitaveis. De qualquer modo é uma experiência inesquecivel!

Da cidade de S. Tomé até Porto Alegre (local onde se toma o barco para o Ilhéu) são 68 km. Para os percorrermos demora-se muito perto de 3 (três) horas! A estrada, apesar de asfaltada, apresenta-se em muito mau estado. O troço que mostro abaixo é um dos que estava em bom estado!

Saimos de S. Tomé de madrugada. Tinha chovido muito durante a noite. Os rios levavam muita água. Eis duas pontes que já sem a chuvada estavam intransitaveis......e eis o caminho alternativo que, com a chuva, quase deixava de o ser... ... felizmente que aparece sempre alguém disposto a dar uma ajuda e a "orientar a marcha"!... Vista do mesmo local, já no regresso a S. Tomé, após ter passado a enchurrada. Esta "agulha", chamada Pico Cão Grande (663 metros de altitude) é, sem dúvida, uma referência paisagistica no sul da Ilha de S. Tomé.
Após as quase três horas de viagem chegamos ao cais de embarque para o Ilhéu, onde o barco nos esperava. Colocados os coletes salva-vidas, cá vamos a direitos ao Ilhéu das Rolas. A travessia demora cerca de 20 minutos.
Ao longe já se começa a ver o "resort"...
Cais de chegada ao Ilhéu das Rolas (à chegada, como medida de prevenção, somos obrigados a passar por um "lava sapatos" com desinfectante e a lavar as mãos com água com desinfectante)Diversas vistas do "resort" A piscina, de água salgada, no meio da qual se situa o bar que a seguir é mostrado.Snack bar de apoio com esplanada onde se podem tomar refeições.Bar interior junto à sala de jantarSala de jantarApós o almoço tomamos este caminho em direcção ao "marco" que assinala a linha do Equador. Vai-se a pé, pois no Ilhéu, para além de um trator, não há outras viaturas motorizadas!Finalmente "a linha do Equador"! Um pé no hemisfério Norte, outro no Sul, click, aqui está a foto!Esta outra tirada "do" Pólo Norte!Pormenor do "marco", onde se lê: "Ao Almirante Gago Coutinho homenagem da Colónia de S. Tomé e Príncipe"Do alto, junto ao "marco", duas fotos: uma com vista para a parte do Ilhéu onde se situa o "resort" e outra com vista para o Sul da Ilha de S. ToméJá no cais, prontos para o regresso, uma última foto da Ilha de S. Tomé, ainda com os pés no Ilhéu das Rolas...A chegada à cidade ocorreu por volta das 20 horas ... e não havia energia electrica!

x



Ir para o Índice .

23 comentários:

Macua de Nacala disse...

Olá amigo Taborda:

Não imaginava um "Ihéu das rolas" com um " resort"...

Já há muito que não vinha ao "Bloge" e mais uma vez fiquei encantada.

Que paisagens fabulosas... parece um mundo mágico. Esperemos que o "bicho" homem não estrague tanta harmonia da natureza...

Continua...
Mais uma vez :
PARABÉNS!!

Um abraço

Elisa Pinto

hazinheira disse...

Bom dia!

Gostava de saber quando visitou
S. Tomé e Principe (meses).
É que vou estar por la em Dezembro '07 e Janeiro '08 e gostaria de preparar a viagem, utilizando a informaçao que colocou no seu blog.
Aproveito para o felicitar pela qualidade das fotos e da informaçao contidas no seu blog.

Melhores cumprimentos,

Hugo Azinheira

adrobat disse...

Caro Hazinheira
Para lhe responder queira p. f. contactar-me para o e-mail viagem.STP@gmail.com

Anónimo disse...

viajar, natureza, reconhecimento, desafios, ir pelo prazer de ver o pormenor mais escondido, e as vezes ja adulterado pelo animal mais destruidor do planeta, Nos. felizmente fui a S. tomé e principe sem estragar nada!! graças ao caro Sr. Taborda, e fico contentissima e satisfeita por ver que fez o mesmo! parabens pelas imagens fantasticas que mostra,
.. .do lar

Anónimo disse...

olá

obrigado pelo seu "post" e pelas fotos, irei lá em Setembro e espero gostar tanto como voce.

obrigado
cump
rui almeida

Anónimo disse...

Olá.Encontri este blog por acaso e pode crer que vou enviar aos meus amigos, as fotos estão maravilhosas e tudo o resto também. Mas ainda lhe digo, se gostou de S Tomé e Princípe agora, imagine como gostaria se fosse antes da independência, quem diz isto sabe do que fala. Crsci entre as Ilhas dos 7 anos de idade aos 22, foi também lá que me casei.Parabens e obrigada por tão bem retratar o que viu Bjs
Salomé Santos

Perez disse...

olá otra vez para que possa contactar conmigo o meu email é o siguinte
gjmaxman@hotmail.com
Obrigado

Anónimo disse...

Olá....

Eu e o meu marido estamos a pensar ir a S.Tomé nestas férias de Verão ( segunda quinzena) mas estamos completamente a leste do paraíso.Propuseram-nos um combinado em S.Tomé e Ilheu das Rolas tudo nos hoteis pestana.
Gostaria de saber, se possivel,em que altura foi e se dá para apanhar bons banhos de sol e se sim, mais em s tomé ou no ilheu?
que tempo fazia quando lá esteve?

Obrigada

asvieira1948 disse...

-Também aqui estive em Jan/Fev-2008,foram 7 dias maravilhosos.
-Penso lá voltar na próxima oportunudade que tiver.
Parabáns pelas imagens criadas.
asvieira1948

luis disse...

Olá, nunca me canso de vir a este blog e apreciar as fotos de S Tomé.
Ver fotos de locais paradisíacos onde estive em 2005 e fiquei apaixonado pela terra.
Luís

Unknown disse...

Que saudades dos tempos que passei em São Tomé.... Obrigado por me fazer recordar

Luxa disse...

Está muito bem aproveitado o "Ilhéu" lá ia eu imaginar que um dia o iria ver tão belo, lindo
Já me tinham falado nele e realmente está um sonho... MUITO BEM
UM BLOG BEM INFORMATIVO

João Marques disse...

Também estive no Ilhéu com a minha Francisca em 2008.Gostei. As suas fotos ficaram melhores que as minhas. João

Maria Alcidia disse...

Fiquei fascinada com o se Blogue. Parabéns pelas informações e fotos que mostra deste lugar tão paradisíaco, e que eu adorava ter um dia oportunidade de conhecer.
Obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde,
Eu estive em S.tomé de Abri a Maio deste ano. Fui ao Ilhéu das Rolas e sou testumunha de quao maravilhoso é aquele e outros lugares que tive a felicidade de visitar. S. Tomé é simplesmente BELO.
Lourdes

joao figueiredo disse...

olá parto para o ilhéu amanha espero ter o previlégio de ver estas belezas naturais depois conto.

CD disse...

Vou para lá a 13 de Julho. A estrada de S. TOMÉ para Porto Alegre ainda está má? Sei que vou adorar.
CD

vera disse...

Boa tarde

Estou a pensar fazer o combinado são tomé / Ilheu das rolas em abril , estou um pouco indecisa quanto ao numero de noites em cada lugar e ao tipo de pensão ( completa ou meia ), No ilhéu é possivel comer fora do hotel e barato?
Agradeço a vossa ajuda
Vera

Anónimo disse...

É favor mandar e-mail para viajando.e.vendo@gmail.com
Saudações

Anónimo disse...

Adorei, quero muito visitar a ilha com o meu esposo, gostaria saber se estrada j esta boa,? Esperancafragao@hotmail.com

Espero pelo vosso deferimento

Cumprimentos
Jacyra fragao

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá,

Ao autor deste artigo meus parabéns. No entanto, para os leitores do blog, saibam que a má qualidade da estrada e das pontes referido neste artigo, já não corresponde a verdade. A estrada e as pontes foram restauradas e, o tempo do percurso entre a Cidade de S.Tomé até Porto Alegre é igual ou inferior a 2 horas.

Cumprimentos

Elsa disse...

Vou agora em dezembro visitar São Tomé, uma viagem há muito tempo querida.
Gostei de saber que as condições das estradas melhoraram, assim não terei receio de alugar carro e viajar à aventura.
Vamos alugar carro para visitar a ilha. Queremos visitar num dia a ilha das rolas, gostaria de saber a que horas tem barco para ida e depois volta e preço do mesmo. É fácil comprar os bilhetes de barco, tem sempre lugar? o carro fica bem estacionado?
Agradeço desde já todas as respostas.
Elsa