vvvv
O café e o cacau foram durante muitos anos a base da economia de S. Tomé e Príncipe. A qualidade de um e outro é bem conhecida: são "simplesmente" considerados mundialmente como dos melhores!
De referir que há cem anos atrás S. Tomé e Príncipe chegou a ser o primeiro produtor mundial de cacau, produzindo actualmente cerca de 4 500 ton. por ano!
CAFÉ
Flor
Fruto
CACAU
Flor
Flor e fruto
Note-se que as flores e os frutos "brotam" directamente do tronco!
Frutos em diversas fases de maturação
Fruto maduro
Mãos experientes abrem o fruto a meio
A polpa branca à volta das sementes/bagos/amêndoas é comestivel e de gosto muito agradavel.
Aberto o fruto os "bagos" brancos ou amêndoas são postos a fermentar (chegam a atingir os 500º C!). Após a fermentação a amêndoa é seca e fica com o aspecto que abaixo se mostra. Estas amêndoas assemelham-se a pinhões (com casca muito menos dura) e dentro delas está a matéria prima de que se faz o chocolate (nibs).
Ir para o Índice .
terça-feira, 20 de março de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Oii!
Não conhecia o fruto do cacau. A polpa parece quáse a da jaca. Tou certo?
Abço
olha meu caro jjulio.tu falas-te mal o cacau não é nada parecido com jaca ....!!
eu gostaria de saber se é possivel me fornecer todo o tipo de informação existem sobre o cafe de s.tomé e principe que possa ter disponivel.. Abraços Jair Ten Jua.
O meu irmão nasceu em S. Tomé faz 50 anos. Amigos foram lá, recentemente, e trouxeram fotografias. Ainda não as vi. Ao encontrar este "blog" fiquei encantada pela forma bem organizada e fundamentada como está feito. Parabéns. Está extremamente didático. Com a devida referência, permitirme-ei utilizar alguma desta informação para o meu próprio trabalho. Quanto a mim, ao colcarmos algo na Internet e disponibilizá-lo para outros estamos a partilhar e é esse o encanto da partilha on-line. As coisas circulam e não ficam fechadas em cadernos ou albuns.
Olha to doidinha pra comer o cacau!!!
bjooksss,
Thays
Vou esta noite para S. Tomé. Parabéns pelo blog, darei notícias quando chegar.
Um abraço,
Ricardo Rosário
ola nasci de s.tome e vim de lá com 12 anos e nunca mais voltei,com muita pena minha.tenho muitas saudades de tudo,por incrivel que pareça recordo-me muito de muitas coisas e pessoas.o meu"pai"é um daqueles portugueses que la viveram fizeram os filhos e os abandonou.gostava de um dia o encontrar se alguem o conhecer...
jose Augusto Pinheiro e tambem sei que mora no norte.
helena-lisboa
Enviar um comentário